Colégio Anchieta

Aniversário do Colégio Anchieta - 40 anos

Dia: 08/03 às 20 horas.
Solenidade comemorativa na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

VEREADOR RODRIGO SIMÕES E PROFESSOR DADINHO
DIRETORA DO COLÉGIO ANCHIETA ALCILENE SOARES AGUIAR, LETÍCIA VELLOSO (REPRESENTANDO O PROF. JOÃO ALBERTO DE ANDRADE VELLOSO).
ANTONIO CARLOS TÓRTORO – ORIENTADOR EDUCACIONAL E COORDENADOR DE EVENTOS.

HOMENAGEM AO COLÉGIO ANCHIETA – 40 ANOS – CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

Tendo como missão oferecer uma educação diferenciada, fundamentada na experiência dos educadores, e com a finalidade de desenvolver o ser humano integralmente para o exercício da cidadania, nasceu em Ribeirão Preto, há 40 anos, o Colégio Anchieta. Um centro educacional de referência, diferenciado em suas propostas e práticas pedagógicas, preocupado com a formação de cidadãos críticos, conscientes e empreendedores. O Colégio é mantido por João Alberto de Andrade Velloso, dirigido por Alcilene Aguiar, tendo Letícia Velloso como coordenadora pedagógica, Camille Velloso como diretora financeira e Melissa Velloso como diretora de marketing.
O conceito de (re)criar um lugar lúdico e diferente, onde as crianças realizassem todas as atividades pedagógicas e recreativas dentro da escola, sob supervisão de professores especializados, tornou a instituição reconhecida por concretizar o processo de ensino e aprendizagem, com qualidade, ética e comprometimento, promovendo o desenvolvimento intelectual e das competências dos seus alunos em período integral, sem perder de vista a transformação social com sustentabilidade.
“O Anchieta foi o primeiro a implantar o ensino integral no Ensino Fundamental. Passando boa parte do seu dia aprendendo, divertindo-se, integrando-se com os amigos, com os funcionários e com os professores, e desenvolvendo competências, o educando, além de assistir às aulas, realiza toda a atividade pedagógica e recreativa dentro da escola, sob supervisão de professores especializados”, destaca a diretora e fundadora do Colégio, professora Alcilene Soares Aguiar.
Com uma história que se iniciou com o ideal de uma formação moral e intelectual sólida, direcionada à vivência da cidadania plena e responsável, além de um ensino de qualidade, em quase quatro décadas de existência, o Colégio Anchieta sempre buscou a vanguarda em suas práticas e objetivos educacionais. Foi o que conduziu à utilização do material pedagógico do Objetivo, considerado um dos melhores do país, com aulas ministradas por profissionais de alto nível e competência, amplamente inseridos e integrados na comunidade ribeirãopretana.
A partir da atuação efetiva de cada um, em prol da aprendizagem e do bem-estar coletivo, o Colégio atua junto ao aluno e à família, sustentado em valores essenciais à formação cidadã e à educação democrática pretendida. São eles, a independência, a visão crítica, o respeito às diferenças, a solidariedade, a sociabilidade, a responsabilidade, a cooperação e a cordialidade.
“Por meio de redes de socialização, conseguimos que a comunidade interaja com o colégio, a cada ano letivo, por meio de palestras, exposições, gincanas, feiras científico-culturais, encontros e debates, tendo à frente educadores que promovem o ser humano integralmente para o exercício de sua cidadania”, define a professora Alcilene.
História
A primeira unidade do Colégio Anchieta foi construída em 1979, na avenida Presidente Vargas. Em 1990, o Colégio transferiu-se para um amplo prédio na rua Chile, 845, no Jardim Irajá, passando a atender alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, voltado para o vestibular e utilizando-se do material pedagógico Objetivo, reconhecido pela alta qualidade em todo país.
Em 2015, outra mudança conduziu o Anchieta para novas e modernas instalações, à rua Camilo de Matos 2211, no Jardim Paulista, permitindo o avanço na sua educação diferenciada com as atividades complementares esportivas e artísticas.

Texto: Revista Revide/ Fotos: Lu Degobi