Colégio Anchieta

GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA 2019

CLASSIFICAÇÃO GERAL.

1º. LUGAR – EQUIPE HEITOR VILLA-LOBOS – BRANCA – 2.900 PONTOS.
2º. LUGAR – EQUIPE POPEYE – VERDE – 2.800 PONTOS.
3º. LUGAR EQUIPE MONTEIRO LOBATO – AZUL – 2.600 PONTOS.
4º. LUGAR EQUIPE TIRADENTES – AMARELA – 1.500 PONTOS

No dia 15 de março de 2019, nas dependências do Colégio Anchieta, foi realizada —sob coordenação do prof. Antônio Carlos Tórtoro, apoio da diretora, Profa. Alcilene Soares Aguiar, do mantenedor, Prof. João Alberto de Andrade Velloso e das Coordenadoras Ana Paula Hermanson (EM) e Lúcia Helena Martins da Palma (EFII) — a 38º. GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA/2019, cujo tema foi EFEMÉRIDES DE 2019 — com o objetivo de sensibilizar os alunos para as causas beneficentes e cidadãs: regulamento e provas, na íntegra, no site do Colégio Anchieta www.anchieta-rp.com.br ou abaixo.
Essas Gincanas do Anchieta são culturais, cívicas, esportivas e beneficentes, e ocorrem desde 1981.

As efemérides lembradas com provas foram:

70 anos das obras de Monteiro Lobato que agora caíram em domínio público.
90 anos de aniversário de Popeye.
60 anos da morte de Heitor Villa-lobos.
230 anos da Inconfidência Mineira e Queda da Bastilha.
40 anos do Colégio Anchieta.
130 anos da Proclamação da República.
50 anos da morte de Boris Karlof.
470 anos da Fundação da cidade de São Salvador – BA – Primeira capital do Brasil.

Na abertura, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da chacina ocorrida recentemente em Suzano, Grande São Paulo, Escola Prof. Raul Brasil, e, em seguida, as equipes desenvolveram performances homenageando nomes de personagens dados à sua respectiva equipe (Monteiro Lobato, Popeye, Heitor Villa-lobos e Tiradentes).
No decorrer da Gincana 2019, as equipes desenvolveram as tarefas de acordo com o Regulamento (apresentado logo a seguir desse texto).
Agradecemos a inestimável participação da Comissão Julgadora (Prof. Rodrigo Daniel M. Righini, Walter José Minto e André Luiz de Faria) e dos professores que cumpriram tarefas ao lado de seus alunos.
Na campanha beneficente arrecadamos, leite (382 caixinhas Longa Vida), fraldões geriátricos (440 fraldões), arroz e feijão ( 820 quilos) e outros mantimentos, que foram doados a instituições beneficentes da cidade, dentre elas: Centro Mariano Nascimento e Casa do Vovô. Nossos agradecimentos à Mara e Soninha que receberam as doações dos alunos durante a semana da Gincana.
Em parceria com o Hemocentro do Hospital São Francisco, realizamos coleta de sangue – 50 doadores – das 7.30 às 12 horas.
As tarefas da Gincana Esportiva foram criadas, organizadas e coordenadas pelos professores Ronaldo e Lana e o torneio de xadrez esteve sob orientação e supervisão do professor Kevin.
Em torno de 400 alunos, pais e professores participaram ativamente dessas atividades que foram devidamente registradas pelas lentes de Marco Pires da Espaço Prime: www.eventosespacoprimerp.com.br.
Manoel Simões esteve presente e registrou imagens para serem mostradas em seu programa na TV.
Ao final de todas as tarefas cumpridas, de forma inédita, todos os alunos, das quatro equipes participantes, formaram um círculo na quadra, de mãos dadas, e correram para o centro da mesma para se abraçarem e festejarem o sucesso do evento. Também realizaram uma rápida limpeza no espaço utilizado, a fim de colaborarem com o trabalho do pessoal da limpeza: nobre gesto.