Notícias

Regulamento - Gincana 2017

DIA 10 DE MARÇO DE 2017 – SEXTA-FEIRA - MANHÃ

Observação: as efemérides são resultado de consultas feitas no site www.ponteiro.com.br

LEMA DA GINCANA: “ EDUCAÇÃO É UMA OBRA DE AMOR”
MARCELINO CHAMPAGNAT


Equipes: a Gincana Cultural será composta por 4 equipes ,cada uma com aproximadamente 1/4 de alunos de cada turma e uma 5ª equipe de organizadores composta por 4 Professores responsável/incentivadores mais 12 alunos do Ensino Médio: lista com elementos de cada uma dessas equipes organizadoras deverão ser passadas para a organização do evento até o dia 17 de fevereiro.
Cada equipe representará um tema – referente ao nome de cada equipe (que serão dados às equipes por meio de sorteio), e uma cor, por sorteio (Cores da Bandeira Nacional) . Os temas estão abaixo :

Equipe 1 EDU LOBO AMARELA
Equipe 2 GULLIVER BRANCA
Equipe 3 MOULIN ROUGE VERDE
Equipe 4 PIXINGUINHA AZUL

Painel na biblioteca:haverá um painel na Biblioteca que deverá ser usado para qualquer tipo de recado dos líderes para suas equipes ou da Comissão organizadora para os líderes, no decorrer do período de preparação da Gincana.

Dinheiro arrecadado: O aluno(a) responsável pela equipe deverá depositar dinheiro arrecadado ( no dia 01/3, e subsequentes) com a Joyce, na secretaria do Colégio. Valor : R$ 3,00 por alunos para o SOE.

Inscrição: cada equipe deverá apresentar dois nomes de seus representantes junto à comissão organizadora e os nomes dos seus professores representantes.

Penalidades
Penalidade é a perda de 15 pontos a cada minuto excedido do prazo estipulado da prova.

Participação de professores: Os professores que participarão da Gincana deverão ser, sempre, do EF II e do EM. Cada professor(a) só poderá participar de uma única equipe.

Das 8.00 às 8.30
PONTUAÇÃO: 1º. lugar 400, 2º. 300 , 3º. 200, 4º. 100

1.Abertura: prova terá 4 min de duração e deverá ter no mínimo 15 pessoas. Esta prova tem a finalidade de apresentar as equipes e homenagear cidadão de destaque em nossa sociedade ribeirão-pretana. Tema: o sorteado para cada equipe . Dos pontos da tarefa , de 0 a 50 pontos serão referentes ao GRITO DE GUERRA, tendo como tema fatos ligados ao nome da equipe, a saber:

EDU LOBO - HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE LANÇAMENTO DA MÚSICA “PONTEIO” NO 3º. FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DA TV RECORD. Sugestão: trabalhar com músicas de Edu Lobo – “Arrastão” , “Upa neguinho” , “Cirandeiro”.Homenagem a um cantor profissional de Ribeirão Preto: cantar música de Edu.

GULLIVER–HOMENAGEM AOS 350 ANOS DE NASCIMENTO DE JONATHAN SWIFT – 30.11.1667. Sugestão: Cada equipe deverá apresentar na encenação de um momento do livro, um par de adultos convidados (maiores de 18 anos) – um, o mais alto e o outro, o mais baixo. O par deverá ser apresentado aos jurados por outro par de alunos ( um baixo e outro alto) devidamente caracterizados de acordo com a obra “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift.


MOULIN ROUGE – 100 ANOS DE NASCIMENTO DE ZSA ZSA GABOR, ATRIZ NO FILME MOULIN ROUGE – 06.02.1917. Sugestão: trabalhar com cenas do filme.Homenagem a um ator profissional de Ribeirão Preto: representar Christian lendo um poema.

PIXINGUINHA– 120 ANOS DO NASCIMENTO DE PIXINGUINHA – 23.04.1897 . Sugestão: Contar a história do chorinho desde suas origens africanas até os dias de Pixinguinha.Homenagem a um grupo instrumental ribeirão-pretano de chorões. Tocarem a música Carinhoso que está completando 100 anos.


Das 8.30 às 8.50

PONTUAÇÃO: 100 pontos por tarefa cumprida.
HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE INDIRA GANDHI – 19.11.1917

2. Número musical :Apresentações musicais do repertórios indiano – mantras cantados. Exemplo o Om Sat Chit Ananda.

Durante a apresentação 2 casais de alunos, e 1 casal de professores, deverão estar caracterizados com roupas típicas indianas e dançarem o mantra apresentado.

Tempo de duração: 3 min.


Das 8.50 ÀS 9.10

PONTUAÇÃO: Notas de 0 a 100.
HOMENAGEM AOS 38 ANOS DO COLÉGIO ANCHIETA

3. Dança: Apresentação de um número de dança (Balé, jazz, street,...), com alunos(as), tendo ao fundo ( e servindo como tema para a coreografia) o Hino do Colégio Anchieta. A dança deverá falar das coisas – valores - importantes que o Colégio Anchieta tem, mencionados na letra do Hino.

Tempo de duração: 3min. Número mínimo de alunos: 5.


Das 9.10 às 9.30

PONTUAÇÃO : 100 pontos por tarefa cumprida.
HOMENAGEM AOS 250 DE NASCIMENTO DE D. JOÃO VI – 13.05.1767

4. Três alunos ( dois alunos e 1 aluna) devidamente caracterizados deverão representar peça teatral, uma sátira,a um pai ou mãe de aluno (a) caracterizado de nobre francês ( falando sobre fatos mais marcantes da vida de D. João VI, Carlota Joaquina e Napoleão Bonaparte )

Tempo de duração: 3 minutos por equipe.

Das 9.30 às 9.50

PONTUAÇÃO: Notas de 0 A 100
HOMENAGEM AOS 550 ANOS DO PROVÁVEL NASCIMENTO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL – em 1467.

5. Caracterização / mímica : 4 pessoas de cada equipe deverão compor uma cena (devidamente caracterizados de Cabral e seus navegantes ), compondo pequeno ato de uma peça, que lembre fatos atuais ( políticos – Lava Jato, Sevandija, Impeachment, STF , Senado, Câmara , Congresso ) divulgados pela mídia ...mas sempre culpando Cabral pelo o que está acontecendo.

Tempo de duração : 3 minutos por equipe.


Das 9.50 às 11.20 -Teremos duas atividades concomitantemente, a saber:


6. GINCANA ESPORTIVA –( Enquanto os jurados descansam e tomam um lanche) .

PONTUAÇÃO: A estabelecida pelos professores de Educação Física

ENSINO MÉDIO

DUATHLON
2 casais
Prova cronometrada.
Cada participante deverá realizar 1 volta no circuito (1 de bicicleta e 1 correndo).
A ordem de execução (feminino ou masculino em primeiro ou segundo lugar, ficará a critério de cada equipe).
Equipe deverá providenciar a bicicleta.

8º E 9º ANOS
ARREMESSOS DE BASQUETE COM LENÇÓIS
2 casais (um casal de cada ano)
Prova cronometrada.
Cada dupla deverá realizar os arremessos de um ponto pré combinado.
Vence quem fizer o maior número de cestas.

6º E 7° ANOS
JOGO DOS PALITOS DE SORVETE
4 casais (dois casais de cada ano)
Uma menina de cada equipe deverá ficar ao lado do seu colchonete. As respectivas equipes em coluna de frente para menina. Ao sinal, cada aluno deverá pegar um palito de sorvete que estará no chão ao lado de sua equipe, ir correndo até a menina que está ao lado co colchonete e entregar o mesmo a ela. A mesma irá colocar palito de sorvete no colchonete de maneira a formar a palavra designada pelos professores. Quem correu para entregar o palito de sorvete, voltará correndo batendo na palma da mão do seguinte colega, o qual repetirá o exercício e assim sucessivamente até que se forme a palavra toda no colchonete.
Vencerá quem terminar formando a palavra primeiro.

OBS: não será permitido levar mais de um palito de sorvete por vez;
a palavra deverá estar legível em letra de forma;
caso o palito de sorvete caia no meio do caminho, o(a) aluno(a) deverá voltar, pegar o mesmo palito e seguir a prova;
se algum aluno por acidente, chutar o colchonete e desarrumar as letras, ele mesmo deverá deixá-las legíveis e depois dar sequência na prova.

MEQUINHO DO ANCHIETA
Cada equipe deverá escolher um aluno(a) para disputar 2 partidas de xadrez sob arbitragem do Prof. Kevin, na biblioteca do Anchieta.

ORGANIZAÇÃO: PROFESSORES LANA E RONALDO.
REGULAMENTO:

não será permitida a participação dos alunos nas seguintes condições:
usando sandálias;
usando crocs;
usando botas;
usando botinas;
usando chinelos;
vestindo calça jeans;
vestindo bermuda jeans;
saias;
sem camisetas;
descalços;
não será permitido a repetição dos alunos em qualquer prova, seguindo o regulamento previamente divulgado;
Em caso de descumprimento das regras acima, a equipe estará ELIMINADA das provas em que acontecerem as infrações. (nem chegarão a realizar a prova).


HOMENAGEM AOS 150 ANOS DE MORTE DE MICHAEL FARADAY – 25.08.1867

7. As equipes deverão construir uma pipa temática, com destaque para as cores da equipe, e criativa, para ser solta no estacionamento - enquanto correrem as provas esportivas - com o tema : FORA DENGUE, FORA ZICA, FORA CHICUNGUNIA.

PONTUAÇÃO: 100 PONTOS POR TAREFA CUMPRIDA (PIPA NO AR).


Das 11.20 às 11.30

PONTUAÇÃO : De zero a 100 pontos por tarefa cumprida.
HOMENAGEM AOS 500 ANOS DE NASCIMENTO DO PADRE MANOEL DA NÓBREGA, CONTEMPORÂNEO DO PADRE ANCHIETA – 18.10.1517

9. As equipes deverão pintar, em acrílico, na sala de aulas da Ed. Artística, uma tela grande – mínimo de 1 metro quadrado (modelo fornecido pela organização do evento) incluindo junto ao Manoel da Nóbrega, o Padre Anchieta, de forma criativa.Na tela deverá ser usada, predominantemente, a cor da equipe.

Profa. Nilcéia providenciará telas e as tintas.

Tempo de duração : 3 minutos por equipe para apresentar o trabalho que deverá ser pintado a partir das 8 horas.


Das 11.30 às 11.50

PONTUAÇÃO : Notas de 0 a 100.
HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE NASCIMENTO DA FOTÓGRAFA LILIAN BASSMAN - 15.06.1917

10. 2 alunos do Ensino Fundamental e 2 alunas do Ensino Médio,de cada equipe, deverão aprender a tirar foto com uma latinha sob orientação da fotógrafa Elza Rossato Presidente do Grupo Amigos da Fotografia, e tirar, na quadra do colégio, uma foto no estilo das fotos históricas de Lilian Bassman.


11. PROVA DO ARROZ E FEIJÃO : Campanha do arroz e feijão .

PONTUAÇÃO:

2 pontos para arroz, e feijão tipo 2.
3 pontos para feijão tipo 1
1 ponto para feijão em saca, sem tipo.


Alimentos a serem entregues até 16 horas do dia 9/3.


12. PROVA DO GRANDE DOADOR : Campanha de doação de sangue, no colégio, COM APOIO DO HEMOCENTRO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO, das 7.30 às 12 horas.
As doações também poderão ser feitas no Hemocentro da Rua Garibaldi, 1280 a partir de 1º. de março devendo o doador dizer para qual equipe está doando (a cor).

PONTUAÇÃO: 1 ponto por doador conseguido pela equipe.

13. PROVA “ FRALDÃO DO VOVÔ” : Campanha de doação de FRALDÕES GERIÁTRICOS.

PONTUAÇÃO: 1 ponto por fraldão geriátrico, conseguido pela equipe.

14. PROVA “LEITINHO LONGA VIDA” : Campanha de obtenção DE CAIXAS DE LEITE LONGA VIDA.

PONTUAÇÃO: 1 ponto por caixa de leite conseguido pela equipe.


15. PROVA DO FACEBOOK
HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA MORTE DE AUGUSTE RODIN – 17.11.1917

Um pai ou mãe de alunos de cada equipe deverá PENSAR e CRIA um perfil no Facebook até o dia 1º. de março ( com título: DIA A DIA DA EQUIPE “X” DA GINCANA DO COLÉGIO ANCHIETA que deverá ser atualizado diariamente com as atividades desenvolvidas pelas equipes (fotos, vídeos, comentários, etc) durante a preparação para as provas. Na FOTO DE CAPA deverá constar uma das esculturas de Rodin recriada com as cores da equipe.

PONTUAÇÃO: 100 pontos para tarefa cumprida.


“Mãos que ajudam são mais santas que lábios que oram”.
(Sathya Sai Baba)

CONTAGEM FINAL DE PONTOS ( 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6)



1. GINCANA CULTURAL:

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos


2. GINCANA ESPORTIVA:
1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

3. GINCANA BENEFICENTE:( Contando-se 1 PONTO POR QUILO ARRECADADO, teremos, ao final :

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

4. GINCANA DOAÇÃO DE SANGUE: (Contando 1 ponto por doador conseguido pela equipe), teremos, ao final :

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

5. GINCANA DOAÇÃO DE FRALDÕES: (Contando 1 ponto por fraldão conseguido pela equipe), teremos, ao final :

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

6. GINCANA DOAÇÃO DE LEITE LONGA VIDA : (Contando 1 ponto por caixa de leite, teremos, ao final :

1º. Lugar 500 pontos
2º. Lugar 400 pontos
3º. Lugar 300 pontos
4º. Lugar 200 pontos

Observação :
em caso de empate a tarefa desempate será a ARROZ E FEIJÃO .



Regulamento  - Gincana  2017